vitrine ofertas

sábado, 4 de junho de 2011

ESTRUTURA CAPILAR

ENTENDA UM POUCO SOBRE A ESTRUTURA DO SEU CABELO:


Para alcançarmos bons resultados em qualquer tratamento é fundamental entendermos a lógica do processo, desvendando segredos importantes como a composição dos FIOS, dos produtos ou as técnicas disponíveis para tratamento dos cabelos.


JÁ OUVIU OU LEU A DEFINIÇÃO DE CABELOS?


CABELO é um elemento anexo à pele, definido cientificamente como apêndice tegumentário ou TIGE. O cabelo é formado por três camadas de células queratinizadas: Cutícula, Cortiça ou Córtex e Medula.






CUTÍCULA

Cutícula é aprimeira camada do cabelo, compõem a parte externa da haste, é a parte que tocamos. Forma a superfície que protege o cabelo, sendo composta por uma camada única de células que se recobre uma a uma de maneira parcial, tal como escamas de peixes. Aparentemente a cutícula é lisa, porém se olharmos sua composição microscópica poderemos visualizar inumeras camadas de escamas transparentes sobrepostas. Como as escamas se recobrem diversas vezes umas ás outras, um corte transversal da cutícula da a impressão de uma estrutura de camadas múltiplas de 3 a 10 espessuras. Essas células cutículares, muito achatadas ( 0,5 micrometros) e muito alongadas (45 micrometros) são constítuidas de tres partes ( todas com composição protéica e constítuidas de ENXOFRE - Cistina:

- A epicutícula

- A exocutícula

- A endocutícula

A Cutícula é muito resistente, suporta ação química e física intensa. Sua força é estrutura do fio. Assim, se houver danos consideráveis à cutícula, o cabelo aparentará fragilidade e sensibilidade intensa.


Cortiça ou Córtex:

È a segunda camada do fio, composta de células alongadas que possuem os pigmentos que colorem os cabelos. Fica sob a camada das cutículas. é chamada de coração dos cabelos. Esta camada é responsável por atributos importante do fio, como a força ou solidez do fio e a elasticidade.


OS PIGMENTOS EXISTENTES NO CABELO SE DIVIDEM EM:


*Granulosos/Granulados(eumelaninas) : Criam os tons enegrecidos ou sombrios. São os pigmentos variantes entre as cores preto e castanho. ( vermelho escuro).


* Difusos (faeomelaninas) : Criam os tons claros. São os pigmentos que compõem as cores que se encontram entre o ruivo e o louro.


E os cabelos brancos? O surgimento dos fios brancos está diretamente ligado á produção de melanina que não se dá de forma constante e sofre uma paralisação em determinada altura da vida, produzindo fios branquinhos. Assim, aos 40 ou 50 anos, começam a surgir fios brancos em grande quantidade.


MEDULA : Esta e a parte nuclear do fio, nela encontramos celulas gordurosas, mais pigmentos e a projeção do bulbo capilar .

O pigmento dos cabelos são denominados de melanina. O principal componente do fio e queratina(2) que compõem todas as matérias córnicas do mundo animal .


Veja a composição química ou basicidade científica do fio de cabelo:


* Carbono >>>>>50, 66%

*Hidrogênio>>>> 6,36%

*Nitrogênio>>>> 17,14%

*Oxigênio>>>>> 20,85%


Quanto a estrutura , ou seja, quanto à compleição e constituição celular do cabelo, devemos obedecer a seguinte classificação básica:


* Grossos

* Médios

* Finos


postado por Regiane, em 04/06/11.






3 comentários: