vitrine ofertas

quinta-feira, 10 de março de 2011

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA

A atividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população. A atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar.
A prática regular de actividade física e o desporto beneficiam, física, social e mentalmente, toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades. Este aumento global, epidémico, está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inactividade física e uma alimentação não saudável.
A atividade física é, juntamente com uma alimentação saudável, a chave para o controlo do peso. Tem-se também assistido a um decréscimo da actividade física e dos programas de educação física nas escolas de todo o mundo.
A actividade física reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns cancros e de diabetes tipo 2. Estes benefícios são mediados por muitos mecanismos: em geral, consegue-se através da melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e da diminuição da tensão arterial.
Vantagens da actividade física regular Reduz o risco de morte prematura;
Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 1/3 de todas as causas de morte;
Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2;
Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afecta 1/5 da população adulta mundial;
Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso; Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fractura do colo do fémur nas mulheres;
Reduz o risco de desenvolver dores lombares, pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomedamente dores lombares e dores nos joelhos;
Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis;
Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco tabagismo, alcoolismo, toxicofilias, alimentação não saudável e violência, especialmente em crianças e adolescentes.
Benefícios adicionais podem ser obtidos através de actividade física diária moderada de longa duração:
Crianças e adolescentes necessitam de 20 minutos adicionais de actividade física vigorosa, três vezes por semana;
O controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de actividade física vigorosa/moderada.

Postada em 10/02/2011 -(Regiane)
Fonte: A NOSSA SAÚDE.

Um comentário: